Ao escolher um automóvel é preciso alguns cuidados na hora de optar pelos acessórios que  irão compor o carro, não é mesmo? Pois bem, com a lancha não é diferente. Os acessórios, além da estética que propiciam, são parte importante para o bom desempenho do barco. Um desses objetos que merecem atenção é a âncora.

A âncora é um item fundamental, pois proporciona às pessoas a bordo mais segurança no momento da ancoragem da lancha, permitindo também que a embarcação não seja levada pelo vento ou correnteza.

Por isso, a âncora é um objeto obrigatório no barco. Conforme as normas estabelecidas pela Marinha do Brasil, as embarcações de médio porte, por exemplo, devem contar, no mínimo, com uma âncora de 20 metros de cabo ou amarra.

Apesar de ser um item importante nas lanchas, é comum surgirem dúvidas quanto ao tipo de âncora. Porém, para que você compreenda melhor o assunto, a FS Yachts te conta agora dicas do que levar em conta na hora da escolha. Confira!

 

Quais os principais modelos de âncora para lancha?

 

Âncora do tipo Almirante

Esse é o modelo de âncora mais conhecido, criado há mais de 200 anos, em meados de 1800. Porém, hoje é pouco utilizado nas lanchas por causa do seu peso e tamanho, mesmo sendo recomendada para locais onde haja muitas pedras.

 

Âncora do tipo Bruce

Desenvolvida há mais de 40 anos, esse é o modelo mais encontrado nas lanchas brasileiras devido seu desempenho em relação a resistência e peso.

 

Âncora do tipo Danforth

Um dos modelos mais novos de âncora é o tipo Danforth. Em relação a resistência e peso são as mais recomendadas, pois quando em uso conseguem dar mais segurança para a embarcação enquanto ancorada.

A âncora do tipo Danforth é ideal para reserva do modelo que vem no barco, sendo utilizada em caso de urgência. Além disso, não deve ser usada em longas paradas com a embarcação, apenas para assegurar que a lancha não gire livremente.

 

Âncora do tipo Arado

Inventada em 1930, a âncora do tipo Arado conta com sua ponta feita com chumbo, material que permite que sua ponta penetre melhor na ancoragem da lancha.

 

Âncora do tipo Rocna e Spade

Modelo que vem ganhando força no mercado, a âncora do tipo Rocna e Spade é de fácil lançamento e recolhimento, além de se encaixar em qualquer proa. Nos testes realizados no segmento é um dos modelos que se destacam pela qualidade.

 

Como escolher a âncora ideal para minha lancha?

 

1. Saber o lugar onde você irá ancorar

Para saber qual o modelo ideal para sua lancha é fundamental saber o tipo de ambiente (fundo do mar e rio) que você irá ancorar a embarcação. Se é muito fundo ou apresenta pedras e outros intempéries. Depois de escolhido o local é possível observar a âncora que mais se encaixa no seu objetivo.

 

2. Qual modelo apresenta melhor resistência

A resistência é outro item que deve ser observado na hora de escolher a âncora da sua lancha. O modelo ideal é aquele que permite um suporte maior para que a embarcação não fique girando enquanto ancorada.

 

3. Segurança

Num passeio de lancha o que você mais deseja é aproveitar os momentos de descanso com segurança, não é mesmo? Portanto, nada melhor do que escolher um acessório importante para a embarcação que ofereça esse item.

A âncora deve garantir a segurança dos tripulantes enquanto o barco está sendo ancorado e não causar acidentes.

 

Gostou das dicas? Quer saber mais informações sobre as lanchas da FS Yachts? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro das nossas novidades!