Motor de popa ou centro-rabeta

Você já viu quais são os tipos de motores que podem equipar uma lancha, mas deve estar se perguntando: qual motor devo escolher para a lancha que quero comprar?
A linha de embarcações FS Yachts é formada por lanchas de 18 a 30 pés. Esta categoria de lanchas representa 80% das embarcações em todo o mundo, e são equipadas com motores de popa ou centro-rabeta.

Veja quais são as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de motor, para ajudá-lo na compra de uma lancha que corresponda à forma como você pretende utilizá-la:


Design & Layout

Motor de popa ou centro-rabeta? Layout & Design

Os motores de popa são frequentemente renovados, e estão cada vez mais bonitos e harmônicos. No entanto, os motores de centro-rabeta simplesmente desaparecem quando a embarcação está na água, privilegiando o próprio design da lancha.


Distribuição de peso

Embora ambos os motores estejam na popa da lancha, os motores de popa concentram a maior parte do seu peso acima do espelho de popa da embarcação. Os motores centro-rabeta são instalados no fundo do casco, concentrando o peso no ponto mais baixo possível, oferecendo à embarcação melhor distribuição de peso.


Manutenção

Motor de popa ou centro-rabeta? Manutenção

Para realizar a manutenção no motor de popa, basta retirar o capô e você terá acesso ilimitado ao motor. No caso do motor centro-rabeta, toda a manutenção deve ser realizada dentro da sala de máquinas. Embora estes compartimentos sejam generosos nas lanchas FS Yachts e agradem muito os mecânicos, ainda assim a manutenção do motor de popa é mais fácil.


Tecnologia

Existem motores de popa 2 tempos carburados, 2 tempos c/ injeção eletrônica (EFI), 2 tempos c/ injeção direta (DFI), e 4 tempos.EFI, sendo todos à gasolina.Os motores centro-rabeta são blocos automotivos fabricados para uso em lanchas, portanto são todos 4 tempos com injeção eletrônica, podendo ser gasolina ou diesel.


Peso / Potência

Motor de popa ou centro-rabeta

Um motor centro-rabeta 4 tempos à gasolina de 225hp pesa aproximadamente 400kg. Um motor de popa 4 tempos à gasolina de 225hp pesa 300kg, O peso de motor de popa é 25% inferior, entregando a mesma potência.


Barulho

Mais silenciosos: os motores centro-rabeta (devido ao seu revestimento acústico, retendo boa parte do som para que não chegue ao convés) e os novos motores de popa 4 tempos. Os menos silenciosos são os motores de popa 2 tempos, principalmente os carburados.


Espaço

motor-popa-centro-espaco

O motor centro-rabeta fica embutido no casco, portanto a lancha ganha bastante área útil na popa quando é equipada com este tipo de motor.

As lanchas FS 230, por exemplo, possuem um enorme solário acima da tampa do motor, e uma grande plataforma de mergulho.

Os motores de popa ficam expostos e utilizam esta área de popa da lancha, portanto a área útil da embarcação fica reduzida em relação à lancha com motor centro-rabeta.


Preço

Os motores de popa são mais caros que os motores centro-rabeta de igual potência e tecnologia.

No entanto, o motor de popa acaba saindo pelo mesmo preço de um centro-rabeta, por ser mais leve e disponibilizar opções 2 tempos. Por exemplo, um motor de popa de 175hp teria um desempenho próximo ao de um motor centro-rabeta de 225hp. Estes motores possuem praticamente o mesmo preço.

A grande vantagem de preço nos motores de popa ocorre nos motores menores. A lancha FS 180, por exemplo, tem um excelente desempenho com um motor de 90hp 2 tempos, de valor 50% inferior ao centro-rabeta 225hp.

Embora existam motores centro-rabeta de até 135hp, possuem pouca aceitação de mercado. Os menores motores centro-rabeta com boa aceitação e tecnologia disponíveis no Brasil são de 220hp.


 

Profundidade

trim-motor-de-popa

Para quem pretende navegar constantemente em regiões de baixíssima profundidade, o motor de popa é mais recomendado, pois pode-se elevar completamente o trim do motor, até mesmo retirando-o da água se necessário.

Os motores centro-rabeta também possuem um excelente sistema de trim, no entanto não levantam tanto quanto os motores de popa.


Resumo:

Se você pretende comprar uma lancha de pequeno porte (até 22 pés), as lanchas com motores de popa lhe oferecerão melhores opções devido ao preço dos motores de popa de baixa potência e facilidade de manutenção.
Se você pretende comprar uma lancha um pouco maior (acima de 22 pés), as lanchas com motores centro-rabeta lhe oferecerão mais espaço e conforto, menos barulho ao navegar, e excelente dirigibilidade.