FS 230

Sirena


“A inovação é o que distingue o líder de um seguidor”

– Steve Jobs


Um projeto inovador

A FS 230 Sirena foi desenvolvida para os apaixonados pela náutica, aqueles que passam dias inteiros navegando com muitas pessoas a bordo, e buscam espaço e conforto para seus passageiros.

Primeira de muitas, a FS 230 Sirena foi pioneira na utilização de motores de centro-rabeta em lanchas de pequeno porte, oferecendo tecnologia, desempenho e conforto nunca vistos em lanchas desta categoria.

Sua targa de fibra invertida, característica das FS Yachts, impressiona por aumentar o porte da embarcação, e ainda oferecer uma área maior de sombra na embarcação com o toldo aberto.


Lancha FS 230 Sirena
Lancha FS 230 Sirena - detalhe da proa aberta

23 pés de espaço livre

Desde a plataforma de popa, ao solário, passando pelo cockpit e a proa aberta, a FS 230 Sirena possui um excelente espaço interno, similar ou superior à lanchas de porte maior.

O espaço ganho pelo uso do motor centro-rabeta é surpreendente. A plataforma de popa é o local preferido da maioria do passageiros, devido ao seu fácil acesso à água, e facilita até mesmo na colocação de botas de wakeboard, por exemplo. Logo acima do motor fica o solário de popa, que oferece espaço para um casal deitar-se ao sol com conforto.

E para não abrir mão de conforto, a lancha oferece um banheiro fechado com WC de série, janela com abertura e ducha higiênica, para que você possa estender os passeios e oferecer conforto aos seus passageiros.

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Galeria de Fotos

Acreditamos que o design é função, e não forma.

A imponência das FS 230 é resultado de um design simultaneamente clássico e inovador. Sua targa invertida confere à embarcação um aspecto agressivo, que aumenta seu porte.

As cores utilizadas realçam seu desenho, principalmente quando aplicada a Pintura Platinum – a pintura de todo o casco, convés e targa – fazendo da lancha uma das mais belas já fabricadas no mundo, e completamente diferenciada do padrão tradicional de outras embarcações.

A plataforma de mergulho integra-se ao casco de forma harmoniosa, deixando a embarcação ainda mais atraente, além de conceder – juntamente com o solário – uma área adicional de 5 pés no tamanho da embarcação.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Categoria

Tipo de embarcação: Proa aberta

Categoria: Lancha de uso recreativo e passeio

Estaleiro: FS Yachts

Local de fabricação: Biguaçu – Grande Florianópolis/SC

Motorização

Tipo: Motorização centro-rabeta

Potência mínima: 170hp

Potência máxima: 250hp

Combustível: Gasolina ou Diesel

Consumo médio em cruzeiro: 16 a 28 litros / hora

Existem diversas opções de motores de popa homologados pelo estaleiro para a FS230.

Sugerimos que o motor da embarcação seja escolhido de acordo com a disponibilidade das oficinas autorizadas de sua região (preferencialmente da concessionária FS Yachts local), e que seja de potência adequada para seu uso (embarcações em água doce requerem motor mais forte).

Dimensões

Comprimento: 7,10m

Boca/largura máxima: 2,50m

Altura na carreta (com targa): 3,00m

Calado: 0,60m

Peso do casco (sem motorização): 850kg

Pé-direito do banheiro: 1,27m

Capacidades

Capacidade de combustível: 150 Litros

Capacidade de água doce: 60 Litros

Capacidade de pessoas (dia): 1 tripulante + 9 passageiros

Capacidade de pessoas (pernoite): N/D

Consumo estimado da FS 230 com o motor de melhor relação custo/benefício: MerCruiser 4.3L 220HP (considere a velocidade ideal de cruzeiro entre 2.500 a 3.500rpm):

Consumo da Lancha FS230 Sirena com motor Mercruiser 4.3L 220HP

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ITENS DE SÉRIE

Casco & Convés

Caixas laterais com projeção acústicas para alto-falantes

Entrada de ar para o compartimento do motor

Painel do piloto

Paióis sob os assentos do cockpit

Paiol de âncora na proa

Parabrisas de alumínio e vidro temperado

Plataforma de mergulho integrada ao convés

Porta-copos (9)

Sala de máquinas com revestimento termoacústico

Sistema de desempenho Step-Vee no casco

Hidráulica & Elétrica

Abastecimento externo de combustível

Chuveiro na popa

Interruptores no painel

Luz de top (1)

Luzes de cortesia no convés (6)

Luz de navegação laterais (2)

Painel elétrico e chicote 12v

Tanque de água doce 60 litros

Tanque de combustível 150 litros

Ferragens

Carro de âncora Inox c/ cunho Inox

Cunhos externos Inox (4)

Escada de popa 3 degraus Inox

Guarda-mancebo Inox na proa

U-Bolts (3)

Verdugo em alumínio anodizado

Bar no cockpit

Cristaleira em acrílico

Geleia revestida em PU c/ tampa porta-copos

Pia em acrílico com torneira Inox 3/4 volta

Estofamento em courvim antimofo

Banco do co-piloto giratório

Banco do piloto giratório e retrátil

Divãs individuais na proa

Sofá de quatro lugares na popa

Solário de popa

Banheiro fechado

Banheiro fechado com porta de fibra e maçaneta Inox

WC Manual

Vigia lateral com abertura

Ducha higiênica

PERFIL FS 230

REVISTA PERFIL NÁUTICO ED. 42

OBRAS-PRIMAS DA FS YACHTS

O estaleiro FS Yachts é conhecido pelo caprichado trabalho artesanal no proceso de construção de suas embarcações que, aliado à alta tecnologia e ao desenvolvimento de designs inovadores, se tornou referência no mercado náutico nacional, inclusive ditando tendências.

FS 230

O modelo FS 230 Scappare, por exemplo, lançado em 2009, é um dos grandes destaques entre os barcos nacionais na caregoria de lanchas de pequeno porte, ganhando a preferência de muitos novos proprietários, tanto pela qualidade e desempenho de navegação quanto pelo seu acabamento de primeira linha. A lancha é sucessora da FS 220 High Class, a primeira embarcação brasileira com motor centro-rabeta, que se tornou referência no mercado das pequenas embarcações. O modelo com estofamento e cores modernas, pintura automotiva e gelcoat abriu caminho para aqueles que, mesmo possuindo um barco de pequeno porte, gostariam de escolher itens de customização que tornariam sua lancha personalizada de acordo com o seu perfil. A FS 230 foi precursora dos modelos com convés pintado de preto, azul ou vermelho, e a novidade virou tendência no mercado náutico brasileiro.

DIFERENCIAIS

Dentre os diferenciais da lancha, destacam-se o excelente espaço interno com gaiutas e vigias – abertas e ventiladas – e um banheiro privado com pia e torneira, ducha e lixeira e demais itens de série. O banheiro fechado interferiu um pouco no espaço destinado para a cama, mas, segundo a equipe técnica do estaleiro, essa opção de projeto se tornou válidas porque menos de 10% das pessoas que navegam na FS 230 Scappare têm o espaço da cama como item prioritário e, por outro lado, o conforto do banheiro torna-se um atrativo diferencial.
A embarcação possui um sofá em U na cabine, com estofamento em courvim antimofo com opções de cores areia, caramelo, marrom, terracotta, branco e canela. A FS 230, no modelo de proa aberta, foi batizada como FS 230 Sirena. Nessa versão, um banheiro fechado na frente do copiloto faz parte da infraestrutura.
As FS 230 são homologadas para dez pessoas e já vêm equipadas com uma geleira revestida em poliuretano no cockpit – ao lado da pia -, escada de acesso ao cockpit, um grande solário de popa – acima da tampa do motor – e uma boa plataforma de mergulho, onde se pode instalar uma churrasqueira com tábua de madeira.

NAVEGAÇÃO

A navegação, tanto do modelo de proa fechada – Scappare -, como no de proa aberta – Sirena -, é estável, com planeio instantâneo que não “empopa”, curto raio de manobra e sistema de desempenho “Step-Vee” no casco. A motorização, na versão padrão, é feita com um motor de 220hp em sua escolha mais comum.

Perfil da lancha FS 230 na Revista Perfil Náutico
Perfil da lancha FS 230 na Revista Perfil Náutico
Perfil da lancha FS 230 na Revista Perfil Náutico

VÍDEO

Veja a FS 230 Sirena navegando

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