FS 205


“A simplicidade é o último grau de sofisticação.”

– Leonardo da Vinci


Pequeno barco, grande projeto.

No mundo náutico, “pequeno” é relativo. A FS205 comporta 8 pessoas, tem o maior costado e espaço interno de sua categoria, e possui um casco de V agressivo, propício não somente para águas abrigadas mas também para cortar ondas confortavelmente. De pequena, a FS205 não tem nada.

A FS205 é a primeira embarcação brasileira a utilizar a proa sextavada, um desenho trapeizodal no convés que aumenta ainda mais o espaço interno, e ainda ajuda na navegação, pois a parte inferior do convés projeta a água das ondas para os lados, mantendo o cockpit seco durante a navegação.


Lancha FS 205 – do projeto ao resultado final
Lancha FS 205 - Acabamento de altíssimo padrão

Acabamento impecável

A FS205 utiliza materiais em Aço Inoxidável, emblema metálico, parabrisas em alumínio e vidro, solário de popa retrátil, bancos giratórios, e diversos componentes que fazem dela uma embarcação não somente atraente, mas de qualidade aparente e estrutural superiores.

Veja os preços e localize um concessionário

Entre em contato conosco

Galeria de Fotos

Acreditamos que o design é função, e não forma.

O que captura a atenção de quem enxerga a FS205 é a altura de seu costado e principalmente de seu casco, que a torna visualmente imponente e, mais importante, segura para seus passageiros.

O parabrisas em alumínio e vidro protegem os tripulante e o piloto que encontra na FS205 uma das poucas embarcações da categoria em que é possível navegar sentado no banco do piloto, protegido do vento e com excelente visibilidade.

Sua proa sextavada é característica inovadora da FS Yachts, e ajuda a manter a água das ondas fora do cockpit, além de oferecer espaço para mais uma pessoa sentada na proa.

O espaço interno da lancha favorece a distribuição de peso a bordo e oferece diversos paióis abaixo de todos os assentos, além de disponibilizar um banco retrátil na popa que pode ser convertido em solário para os dias de sol a bordo da FS205.


Layout

Cores

Estofamento

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Categoria

Tipo de embarcação: Proa aberta

Categoria: Lancha de uso recreativo e passeio

Estaleiro: FS Yachts

Local de fabricação: Biguaçu – Grande Florianópolis/SC

Motorização

Tipo: Motorização de popa

Potência mínima: 90hp

Potência máxima: 175hp

Combustível: somente gasolina

Consumo médio em cruzeiro: 12 a 20 litros / hora

Existem diversas opções de motores de popa homologados pelo estaleiro para a FS205.

Sugerimos que o motor da embarcação seja escolhido de acordo com a disponibilidade das oficinas autorizadas de sua região (preferencialmente da concessionária FS Yachts local), e que seja de potência adequada para seu uso (embarcações em água doce requerem motor mais forte).

Dimensões

Comprimento: 6,10m

Boca/largura máxima: 2,32m

Altura na carreta: 2,40m

Calado: 0,40m

Peso do casco (sem motorização): 750kg

Capacidades

Capacidade de combustível: 100 Litros

Capacidade de água doce: 28 Litros

Capacidade de pessoas (dia): 1 tripulante + 7 passageiros

Capacidade de pessoas (pernoite): N/D

Consumo estimado da FS 205 com o motor de melhor relação custo/benefício: Mercury 115HP Optimax (considere a velocidade ideal de cruzeiro entre 2.500 a 3.500rpm):

Consumo da Lancha FS205 com motor Mercury 115hp Optimax

Se você sempre quis uma FS

Porque não investir em uma hoje?

ITENS DE SÉRIE

Casco & Convés

Caixas laterais com projeção acústica para alto-falantes

Console do co-piloto c/ porta-luvas, pia, torneira e espaço para Som MP3

Painel do piloto

Paióis sob os assentos do cockpit

Paiol de âncora abaixo do assento de proa

Pára-brisas de alumínio e vidro temperado

Porta-copos (6)

Hidráulica & Elétrica

Abastecimento externo de combustível

Chuveiro na popa

Interruptores no painel

Luz de top (1)

Luzes de navegação na proa (2)

Painel elétrico e chicote 12v

Pia com torneira no console do co-piloto

Tanque de água doce 28 litros

Tanque de combustível 100 litros

Ferragens

Cunhos Inox (4)

Escada de popa 3 degraus Inox

Pega-mão na escada de popa

Pega-mãos (2) nas caixas laterais de proa

U-Bolts (3)

Verdugo em alumínio anodizado

Estofamento em courvim antimofo

Banco do co-piloto giratório

Banco do piloto giratório e retrátil

Sofá de quatro lugares na popa

Sofá de três lugares na proa

Solário retrátil na popa com 3 níveis de regulagem (encosto, divã e solário)

TESTE FS 205

REVISTA NÁUTICA - ED. 301

“Além de um casco bonito, moderno e que navega bem, esta nova lancha da FS Yachts tem preço atraente e tamanho certo para quem busca o primeiro barco.”

A FS 205 tem a típica proa sextavada dos modelos mais recentos do estaleiro catarinense FS Yachts que está complentando 15 anos de vida [teste realizado em 2013], e que segue uma tendência mundial entre lanchas de maior porte que adotaram esse formato para ganhar mais espaço interno sem comprometer a boa navegação. Segundo menor modelo da FS e já com cerca de 150 unidades vendidas, ela é feita para quem procura um barco pequeno, mas bem-acabado e confortável, com capacidade para levar até oito pessoas a bordo. Seu casco, projetado para navegar em águas abrigadas, tem um bom “V” na proa, que o torna apto também para cortar ondas, e é oferecida com várias opções de motor de popa entre 90 e 175hp.
Com motor de 90hp e pronta para navegar, a FS 205 possui o preço dentro da média entre suas rivais brasileiras.

“A FS 205 é bonita, bem-acabada e tem bons itens de série para uma lancha de entrada.”

LARGA E ÚTIL
A proa tem paióis sob os assentos e seu formato sextavado permite levar uma pessoa a mais que suas rivais com proa convencional.

BANCO OU ESCADA?
Sob uma parte removível do sofá de popa, há dois degraus de acesso ao cockpit.

AMURADAS EQUIPADAS
Além de pega-mãos na proa, as amuradas embutem alto-falantes e porta-copos também na popa.

SOFÁ-CAMA
O encosto do sofá deita e forma um minissolário ou um banco a mais.

BONS DETALHES
Ao lado do posto de comando há um painel com porta-objetos e nicho para aparelho de som e pia.

COMO ELA É
O casco, laminado manualmente e com frisos bem definidos nas laterais, tem costado alto, com apenas uma pequena faixa de convés, o que faz essa lancha de 6,10 m de comprimento parecer maior do que é. Da mesma forma, apesar dos seus 2,32 m de boca serem uma medida padrão nas lanchas desse porte, sua proa sextavada aumenta o aproveitamento do espaço interno nessa parte do barco, que, assim, fica mais larga, melhorando a circulação interna e permitindo receber a bordo uma pessoa a mais que as suas concorrentes com proa convencional.
Embutidos nas amuradas da proa, há bem-localizados porta-copos, pega-mãos de aço inox e bom espaço para apoiar os braços. Também na proa, há três paióis sob os bancos e um no piso. O cockpit, espaçoso, tem pia, dois pequenos armários nas laterais do console de pilotagem, mesinha removível, poltronas giratórias para piloto e copiloto e sofá com encosto rebatível na popa, para formar um pequeno solário ou um banco a mais. Parte do assento desse sofá fica sobre dois degraus que completam o ótimo acesso pela popa dessa lancha e pode ser retirada, o que permite entrar no cockpit sem pisar no estofado.

CASCO SEGURO
“No nosso teste, a FS 205 se manteve seca e confortável ao cortar marolas de outros barcos e não adernou muito nas curvas.”

COMO NAVEGA
No nosso teste, foi fácil notar que os vincos largos que há no fundo do casco fizeram a FS 205 se manter estável, mesmo com o mar ligeiramente picado. ela não adernou muito nas curvas fechadas, o que dá uma agradável sensação de segurança principalmente para os iniciantes, a quem esta lancha se destina, e é uma característica desejável para quem pretende usá-la para esquiar em canais estreitos, onde seja necessário fazer curvas. Além disso, o para-brisa e a boa altura do costado evitaram que borrifos gerados ao cortar algumas marolas maiores atingissem o cockpit.
Por se tratar de uma lancha de apenas cerca de 6 metros de comprimento, ela agradou também por sua capacidade de cortar ondas e marolas de outros barcos com poucas e suaves batidas no casco, sem prejudicar a estabilidade e o conforto a bordo. Pesando cerca de uma tonelada com o motor de popa de 115hp, de quatro tempos, ela navegou a 25,5 nós em regime de cruzeiro, a 4300 RPM, com consumo estimado de 17 litros por hora. Já na rotação máxima, a 5500 RPM, ela atingiu 34 nós, gastando cerca de 36 litros por hora. São boas marcas para esta motorização intermediária, indicada pelo próprio estaleiro, e que fazem crer que, para navegar com folha de potência e manter boa performance, mesmo com a cpaacidade máxima de passageiros a bordo ou em condições de mar um pouco piores, não há necessidade de um motor com mais de 150HP, o que poderia tornar o preço do conjunto, manutenção e consumo não tão atraente para quem busca uma primeira lancha e que dificilmente a usará na sua potência máxima.

ACESSOS PELA POPA
A FS 205 tem degraus e pega-mãos que facilitam bem o embarque e desembarque pela popa.

COMANDO AGRADÁVEL
No posto de pilotagem, há apoio para os pés e o para-brisa não prejudica a visão da navegação.

COMANDO
No painel, há lugar para os relógios do motor e um GPS com Sonda integrada.

“A motorização intermediária proposta pelo estaleiro tem ótimo custo-benefício e boa performance.”

COMO TESTAMOS:
ONDE: Biguaçú, Santa Catarina
CONDIÇÕES: Mar calmo, ondas de 0,5m e ventos de 4 nós
A BORDO: 2 pesoas, 80 litros de combustível e 28 litros de água
MOTORIZAÇÃO: um motor de popa de 115hp, com relação de transmissão de 2,15:1, com hélice de aço Inox, de 3 pás, passo de 19 polegadas e diâmetro de 13 polegadas

FS 205 Test by Nautica Magazine
FS 205 Test by Nautica Magazine
FS 205 Test by Nautica Magazine
FS 205 Test by Nautica Magazine
FS 205 Test by Nautica Magazine

VÍDEO

Veja a FS 205 navegando

VOCÊ SEMPRE QUIS UMA FS!

Por que não investir em uma hoje?

Preencha seus dados de contato abaixo e receba a tabela de valores da FS205 e um orçamento sem compromisso.

Seu sonho custa menos do que você imagina!