FS 180


“É muito fácil ser diferente, mas díficil ser melhor.”

– Jonathan Ive


Entre no mundo náutico com o pé direito

Talvez você já tenha se divertido com um jet-ski, uma embarcação menor, um caiaque, prancha de stand-up ou mesmo um barco a remo. Mas se você está aqui, sem dúvida já está apaixonado pela náutica! Claro, não existe forma de lazer mais viciante ou refrescante do que navegar.

A FS 180 foi desenhada para você, que está buscando sua primeira embarcação de fibra para levar mais gente à bordo, para ir mais longe e passar mais tempo à bordo. Por isso, a FS 180 foi desenhada para atrair os olhares mais exigentes e desenvolvida para navegar segura e confortavelmente, tudo isso por um preço acessível. Se você busca uma lancha que irá te trazer muitos momentos de lazer e nenhuma incomodação, você encontrou!


Lancha FS 180 – do projeto ao resultado final
FS 180 - Perfeita para esportes aquáticos como wakeboard e esqui

Para passear, esquiar e surfar

Não é à toa que a FS 180 já acompanha o mastro de esqui de série: seu casco possui uma hidrodinâmica tanto para passeio como para a prática de esportes aquáticos. Se você pretende levar sua família para andar de wakeboard, esqui aquático, ou mesmo rebocar uma bóia inflável, saiba que você escolheu uma lancha ideal para isso.

Praticar um esporte aquático não tem limitação de idade ou peso, basta querer e a diversão está garantida!

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Galeria de Fotos

Acreditamos que o design é função, e não forma.

O costado alto da FS 180 é marcante, mas também transmite segurança aos tripulantes e passageiros. O parabrisas em alumínio e vidro complementa o costado de forma a transmitir sofisticação e qualidade.

A proa sextavada aumenta a embarcação para quem a vê de fora, mas também aumenta o espaço interno para quem se senta na proa.

Sua planta interna se assemelha à de outras embarcações de até 20 pés, tamanho o seu espaço interno. Isso é fruto de um layout inteligente e bem pensado.

Os itens em Aço Inox da FS 180 substituem os tradicionais componentes de plástico utilizados nesta categoria de embarcações, diferenciando-a ainda mais do segmento e aproximando-a de embarcações luxuosas de porte maior.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Categoria

Tipo de embarcação: Proa aberta

Categoria: Lancha de uso recreativo e passeio

Estaleiro: FS Yachts

Local de fabricação: Biguaçu – Grande Florianópolis/SC

Motorização

Tipo: Motorização de popa

Potência mínima: 60hp

Potência máxima: 150hp

Combustível: somente gasolina

Consumo médio em cruzeiro: 12 a 16 litros / hora

Existem diversas opções de motores de popa homologados pelo estaleiro para a FS180.

Sugerimos que o motor da embarcação seja escolhido de acordo com a disponibilidade das oficinas autorizadas de sua região (preferencialmente da concessionária FS Yachts local), e que seja de potência adequada para seu uso (embarcações em água doce requerem motor mais forte).

Dimensões

Comprimento: 5,33m

Boca/largura máxima: 2,22m

Altura na carreta: 2,30m

Calado: 0,40m

Peso do casco (sem motorização): 450kg

Capacidades

Capacidade de combustível: 80 Litros

Capacidade de água doce: 28 Litros

Capacidade de pessoas (dia): 1 tripulante + 6 passageiros

Capacidade de pessoas (pernoite): N/D

Consumo estimado da FS 180 com o motor de melhor relação custo/benefício: Mercury 90 4 tempos (considere a velocidade ideal de cruzeiro entre 2.500 a 3.500rpm):

Consumo da Lancha FS180 com motor Mercury 90 4 tempos

Se você sempre quis uma FS

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ITENS DE SÉRIE

Casco & Convés

Console do co-piloto c/ porta-luvas

Painel do piloto

Paióis sob os assentos do cockpit

Paiol de âncora abaixo do assento de proa

Pára-brisas de alumínio e vidro temperado

Porta-copos (8)

Hidráulica & Elétrica

Abastecimento externo de combustível

Chuveiro na popa

Interruptores no painel

Luz de top (1)

Luz de navegação na proa

Painel elétrico e chicote 12v

Tanque de água doce 28 litros

Tanque de combustível 80 litros

Ferragens

Cunhos Inox (4)

Escada de popa 3 degraus Inox

Mastro de esqui na popa

Pega-mão na escada de popa

U-Bolts (3)

Verdugo em alumínio anodizado

Estofamento em courvim antimofo

Banco do co-piloto giratório

Banco do piloto giratório e retrátil

Sofá de três lugares na popa

Sofá de três lugares na proa

TESTE FS 180

REVISTA BOAT SHOPPING #48

COMENTÁRIOS GERAIS
Mesmo sendo a menor lancha da linha do estaleiro FS Yachts, aberta e sem banheiro, a FS 180 recebeu cuidados especiais nos detalhes que lembram os modelos importados, especialmente os norte-americanos, e agregou navegação bem estável e surpreendeu.
Lançada em junho de 2013, a FS 180 herdou traços, inovações e o bom projeto de suas irmãs maiores, entre 20,5 e 21,5 pés, e adicionou estilo arrojado e navegação empolgante para brigar por um espaço no concorrido segmento das lanchinhas abaixo dos 20 pés.
Não é segredo que as lanchas do estaleiro FS Yachts têm estilo jovem e arrojado e que as mais de 1.700 unidades vendidas desde sua fundação, em 1998, sempre se sustentaram na combinação entre inovação no design, navegação convifável e boa revenda. O que poucos lembram é que o primeiro barco produzido pelo estaleiro era uma 18 pés, que mais tarde saiu de linha dando lugar a barcos um pouco maiores, de 21, 22, 23 pés e o modelo top, a nova FS 320 Elite. Assim, o lançamento da FS 180, de certa forma, é um resgate de como tudo começou. Por isso, o estaleiro se esmerou em agregar tudo de bom que suas irmãs maiores mais “experientes” conquistaram e produziu uma caçula de respeito. A FS 180 é realmente um barco novo.
A forte influência da FS 205 e FS 215 se nota especialmente no design e fundo do casco, que, aparentemente, são os mesmos projetos, sob a responsabilidade da Rinaldi Yacht Design. Trata-se de um barco de proa aberta e sem banheiro capaz de receber um motor de popa de 60 a 115hp. Testamos um modelo com um de 90hp, que se comportou muito bem, e que tem tudo para ir melhor ainda com o 115hp. Nesse caso, apenas para dar mais fôlego quando a lotação de seis pessoas (mais um tripulante) estiver completa.
No mais, a motorização de 90hp atende perfeitamente à proposta da lancha. É um barco simples, como uma 18 pés deve ser. Contudo, tem uma boa boca, de 2,20m, que lhe dá estabilidade acima da média para a categoria. Isso gera arrasto, é verdade, mas parece que a lição de casa foi bem feita e o fundo do casco tem méritos suficientes para garantir uma aceleração rápida e performance esportiva, tanto que, com o 90hp, alcançou nada menos do que 35 nós com uma pessoa a bordo.

NAVEGAÇÃO & DESEMPENHO
Ponto alto do teste. O piloto deste barco vai gostar da navegação com poucos minutos no comando. A posição do volante e manete do motor combinado com o estilo arrojado e, principalmente, a firmeza em curvas e manobras mais ágeis fazem desta 18 pés uma ótima lancha para quem gosta de um casco “na mão”.
Sem estar equipada com a motorização máxima de 115hp, a lancha já deixou claro que tem fôlego para nadar bem, mesmo com sua lotação máxima que, segundo o estaleiro, é de seis pessoas mais o piloto. No entanto, para conforto e bom uso geral, ficou claro em nosso teste que não deve passar de cinco mais um. O motor Yamaha quatro tempos com injeção eletrônica de 90 cavalos apresentou ótimo desempenho, chegando à marca de 35 nós de velocidade máxima e 28,1 nós de cruzeiro, ambas com boa autonomia, visto que o tanque tem apenas 80 litros de capacidade. Em regime normal, o passeio pode render até três horas ou 90 milhas náuticas de navegação ininterrupta, o que, para um barco de represa ou baias abrigadas, é muito bom. É autonomia suficiente, por exemplo, para dar duas voltas completas na Ilha de Santo Amaro (Guarujá), com alguma sobra.
O casco também apresentou um excelente desempenho, surpreendentemente estável. Em curvas de alta velocidade e bem fechadas ou pendulando de um lado para o outro rapidamente, o barco adernou pouco, e fez as curvas de forma extremamente firme, cruzando as próprias marolas sem solavancos.
Sem dúvida deixou uma ótima impressão. A sensação de esportividade foi preservada sem sustos. Nesse ponto, é importante que o piloto leve em consideração a lotação do barco e a distribuição do peso a bordo, pois, em uma 18 pés, qualquer variação faz diferença e todo esse ótimo comportamenteo pode ser perdido se o barco estiver com o centro de gravidade desvirtuado.
Outro ponto importante é que a motorização mínima a ser usada não deve ser menor do que 90 hp, e a máxima de 115 cavalos vale a pena caso seja comum andar com o barco cheio de gente. Assim será possível ter fôlego e manter desempenho sem aumentar muito o consumo.
A aceleração na casa dos 5,4 segundos mostrou a agilidade do conjunto, mesmo com a boca avantajada.
Com motorização média, de 90 hp, chegou à máxima de 35 nós e manteve cruzeiro firme de mais de 28 nós. Por isso, agradou e muito.

QUALIDADE, ACABAMENTO & SEGURANÇA
Seguem algumas normas ABNT e norte-americanas. A laminação é manual, os materiais são de boa procedência e qualidade, que dão robustez e evitam efeitos da osmose na fibra.
O acabamento é simples, mas bem feito. Como não há itens desnecessários, o barco ficou leve e funcional. O painel e para-brisa ajudam na boa sensação de pilotagem.
A proa sextavada também deu personalidade ao barco.
A construção é confiável e agradou muito o ótimo espaço para os coletes salva-vidas por todo o barco sob os assentos. A boia circular rouba um pouco de espaço, mas está bem localizada atrás do piloto. O para-brisa é firme e seguro e a estabilidade do casco merece elogios.

ESPAÇO & CONFORTO
A lancha é espaçosa, com uma escada bem localizada (sem estar apertada pelo motor) e ainda tem um chuveirinho na popa para quem volta de um mergulho.
A lanchinha não é só arisca, ela agrada pelos acabamentos esportivos, o para-brisa com estrutura metálica envolvente e a proa sextavada, que lhe deu estilo e ainda ampliou o espaço para duas pessoas curtirem mais à frente. Ela também é cheia de sacadas inteligentes, com vários paióis com redes sob os bancos da popa, porta-luvas no painel, porta-copos por todo o convés, bancos do piloto e do acompanhante giratórios para uma boa socialização quando o barco estiver parado e ainda, para os que gostam de cuidar da segurança a bordo, ótimos acessos para vistoria dos tanques de água e combustível. Dessa forma, deixou a sensação de ser um barco bem resolvido e que deve agradar em cheio aos apreciadores de águas abrigadas de baías, lagos e represas.

 

REVENDA & CUSTO-BENEFÍCIO A FS 180 possui um bom custo-benefício, ainda mais se seguir o mesmo poder de revenda de suas irmãs mairoes, em especial a FS 230 Scappare.

DESIGN & INOVAÇÃO Os detalhes externos, como popa e casco, são muito bonitos e chamam atenção. Seu design se destaca quando comparada às demais embarcação desse segmento de mercado.

CONCLUSÃO – A FS 180 é uma lancha na medida para você? Quem quer passeios com até seis pessoas e um bom espaço a bordo, obtido graças à boca generosa de 2,22m, deve gostar dessa 18 pés. Um de seus principais atrativos é o desenho arrojado e moderno, que deve conservar-se atraente ainda por alguns anos. Os vincos no casco, a proa sextavada e uso de formas lineares e fortes, como nos carros esportivos mais modernos, dão um ar de esportividade. Sua performance foi boa, sem grandes picos, mas com autonomia na casa das 90 milhas náuticas, o que é bom com um tanque de 80 litros. É um barco estável, ou seja, mesmo pequeno, dificilmente dará um susto em uma curva brusca ou cruzando (ou até saltando) uma pequena onda. Sua navegação é extremamente firme com ótima estabilidade lateral. Nesse tamanho de barco, não há banheiro e se isso for imprescindível para a sua família melhor procurar modelos maiores. Mas é um ótimo barco para curtir momentos incríveis e até esquiar! Se seguir a fama de boa revenda das lanchas maiores do estaleiro FS Yachts, isso pode ser um dos fatores que pesam na hora de decidir.

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